Realizado sábado (16.07), no Centro Esportivo, o Festival de Integração reuniu projetos espalhados por todo o Estado de Minas Gerais. Entre eles estão João Pinheiro, São Bento Abade, Miguel Burnier e Divinópolis que são patrocinados pela Gerdau e tiveram a oportunidade de se encontrarem pela primeira vez.

Cerca de 1000 beneficiários participaram da manhã esportiva que contou com jogos de futsal e voleibol, além da área de lazer com brinquedo inflável, tênis de mesa e massagem relaxante para todos os presentes. Entre os beneficiários, mais de 100 alunos fazem parte dos projetos patrocinados pela Gerdau. João Pinheiro e São Bento Abade foram os primeiros núcleos a se apresentarem, os 20 beneficiários e acompanhantes saíram da cidade de origem na tarde de sexta-feira (15.07), chegando a Belo Horizonte durante a noite.

O Secretário de Esportes, Lazer e Turismo de São Bento Abade, Clodoaldo Reis, acompanhou a equipe durante toda a trajetória. Ele agradece ao IBEEC por proporcionar esta manhã esportiva integrada para os alunos do projeto.

“Foi com enorme satisfação que recebi o convite para participar do Festival de Integração Avante Brasil. Este evento reuniu os beneficiários de vários núcleos e São Bento Abade esteve presente. Agradeço ao IBEEC pela recepção e pelo evento que proporcionou socialização e diversão a todos os atletas, pois o esporte é um fenômeno social de maior alcance com aceitabilidade em todas as culturas e etnias e através de leis e normas que regulam a prática de esporte, estamos tendo a oportunidade de fazer parte dessa equipe com parceria entre Prefeitura, IBEEC e Gerdau” disse o secretário.

Os projetos de Miguel Burnier e Divinópolis chegaram no dia do evento com cerca de 90 alunos. As equipes foram divididas em categorias e modalidades de voleibol e futsal. Todos os beneficiários receberam medalhas após os jogos, além de lanche e almoço. Na cerimônia de abertura, os beneficiários se apresentaram com um cartaz personalizado e o evento teve a participação do mascote do América Mineiro, o Coelhão, além da presença de pais e convidados.

Entre os presentes estava a Kelly Medeiros, Analista de Relações Institucionais da Gerdau. Ela acompanha todo o trabalho realizado pelo IBEEC nos quatro projetos patrocinados pela empresa.

“O esporte transforma vidas, ele envolve a educação, comportamento e desenvolve várias habilidades. O que a gente tem acompanhado no projeto é que a gente percebe uma mudança muito grande nesta integração das crianças principalmente neste pós pandemia. que elas ficaram tanto tempo em casa e agora estão retornando com uma atividade muito bem acompanhada e com isso retomar próximo do que era a vida deles. O festival é extremamente interessante, eles tem contato com outras turmas, com outros núcleos e percebem que o esporte é muito mais do que eles vivem, que o esporte integram as pessoas” disse a analista da Gerdau.

Os projetos João Pinheiro, São Bento Abade, Divinópolis e Miguel Burnier, são realizados pelo Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura, patrocinado pela Gerdau, via Lei de Incentivo do Esporte, do Governo Federal e apoio da prefeitura local.